sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um pouquinho da minha história

Nasci numa familia e numa época  onde as mulheres da geração da minha mãe e avó tinham obrigação de serem prendadas..."senão, não arrumava marido!" (hehehehe).

Quando eu era criança, ficava assistindo encantada minha mãe e minha tia Leninha fazerem coisas lindas em crochet, trico e bordados maravilhosos, especialmente enxoval para bebês.


Para mim era tudo misterio, mas me fascinava muito... acho que foi aí que nasceu minha paixão por artesanato, que me acompanha pela vida afora. 
Lá pelos meus 7 ou 8 anos (faz tanto tempo...!!!), minha tia me ensinou o básico do crochet e eu não parei mais de "aprontar" minhas artes. Fazia e desmanchava mil vezes... a linha ficava encardida e desfiada ... não saía nada só estava praticando... acho que fiz quilometros de correntinhas... e "trocentos" cachecóis ...que nunca chegavam ao fim... hahahaha

Depois de tantas correntinhas e cachecóis esburacados e tortos, senti uma grande vontade de melhorar...
aí, quando o dinheiro dava,  comprava revistas Mon Trico.


Esta foi uma das primeiras revistas que comprei...tenho até hoje!!!


Fui acumulando revistas ao longo da vida e  planejando um dia fazer todas aquelas receitas, mas ainda não tinha prática nem tempo pra tudo isso!
Entre muitos erros e acertos, fui aprendendo a crochetar algumas coisinhas, as revistas me ajudaram muito e me ajudam até hoje, só que agora em meio virtual....claro

Trico virtual


Depois veio a fase de querer aprender  trico,  a especialidade de minha mãe (quanta falta ela me faz...), ela fazia trico como ninguém, até inventava pontos, copiava o modelo só de olhar alguem na rua. Uma verdadeira artista!!!Só que não tinha paciencia pra ensinar...que pena! só aprendi basiquinho...de novo muita linha encardida...cachecóis interminaveis....hehehe
 Quem acabou me encorajando  foi minha primeira sogra e grande amiga. Com ela perdi o medo de errar...aprendi a desmanchar e a pegar os pontos caídos, (pesadelos do aprendiz de trico hehehehe)  aprendi a quebrar galhos no trico, dou minhas cacetadas! Uma coisinha aqui, outra ali. Muitos trabalhinhos para bebe: casaquinhos e sapatinhos e xales. Até que fiz coisas bem bonitinhas... usei muito essa revista...ainda hoje ela é útil. 




Esta revista eu encontrei na net e coloquei no Picasa
revista de trico
Mon Tricot Bebê Edição de Fevereiro/89


Esta é uma verdadeira raridade...

revista mon tricot e crochet ano 1 numero 2
Mon Tricot Bebe Ano 1 - nr.2
link download no Picasa




















2 comentários:

  1. Eu tinha quase toda a coleção. Nunca pensei que ia chorar tanto quando perdi algumas. A primeira com os 1300 pontos de trico e mais outras 3. Dentre elas essa do Bebê com macacão azul. Essa foi demais. Queria muito conseguir esta. Será que consigo??

    ResponderExcluir
  2. Tenho muitas revistas Mont Tricot mas perdi as melhores. Uma eu recuperei, um pouco diferentes mas com conteudo parecido. Queria muito conseguir essa do bebe em azul e vermelho. Alguem me ajudaria?

    ResponderExcluir